Delegação sul-africana conhece Ribeirão Preto

Apresentação aconteceu no Supera Parque com o objetivo de iniciar novos negócios entre investidores.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia recebeu, no início de março, uma delegação da África do Sul, que esteve em Ribeirão Preto com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas voltadas a agroindústria na cidade e no Parque Tecnológico. A visita foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e pelo Consulado da África do Sul no país.

“O Supera Parque é um hub de inovação que proporciona ajuda a novos negócios e validações tecnológicas. Por meio do Supera International Office, buscamos formas de criar conexões internacionais que abram caminhos para que as nossas empresas conquistem o mercado lá fora e para atrair novos negócios para a região”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.

“Além disso, o Supera Parque participa da governança dos Arranjos Produtivos Locais da Saúde e o de Software, contribuindo para as empresas dos setores se relacionem entre si e com órgãos públicos e de classe. Elaboramos estratégias de desenvolvimento dos setores, o que permite que os APLs sejam referência em negócios”, enfatiza.

De acordo com a diretora de Produtividade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Juliana Arnaut Santana, o governo da África do Sul tem especial interesse pelo trabalho desenvolvido no Brasil, principalmente, no que diz respeito à área do agronegócio e agro processamento. “O objetivo da comitiva foi, além de visitar empresas ligadas à agroindústria e de soluções tecnológicas para o setor, fazer contato com investidores brasileiros que têm interesse em penetrar no mercado africano através da África do Sul”.

A comitiva contou com a participação do vice-diretor do Departamento de Comércio e Industria (DTI) da África do Sul, Sipho Zikode – encarregado das áreas de “Special Economic Zones – SEZs” – agências regionais que trabalham com clusters focados no agronegócio, acompanhado de gestores.

Com o apoio do Supera International Office, a comitiva visitou, no período da manhã, a empresa Santa Clara Agrociência e o Instituto Agronômico – Centro de Cana, ambos na cidade. No período da tarde, o grupo visitou o Supera Parque, e pode assistir pitches das startups brprocess e Feeling Food. O mapeamento de startups de agro também foi apresentado à Comitiva pela equipe do Parque. A Inovajab, incubadora de empresas da UNESP Jaboticabal também prestigiou a visita e demonstrou o trabalho realizado na Universidade. No final da tarde, os sul-africanos foram conhecer a fábrica da Cervejaria Invicta, cervejaria artesanal de Ribeirão Preto, onde finalizaram a programação.

Sobre o Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.

Informações para Imprensa
Sky Comunicação e Eventos

imprensa@skycomunicacao.jor.br
(16) 99322.8972