Em tempos de Inteligência Artificial, Fake News, imediatismo e textos criados por robôs, ainda há mercado para o jornalismo impresso? A resposta para essa pergunta está nas páginas do Jornal Ribeirão, novo semanário impresso que lançado na última terça-feira (10/09), Dia da Imprensa.
Criado com o compromisso de resgatar a produção jornalística que caracteriza as notícias dos veículos impressos, o Jornal Ribeirão nasce no formato Berliner, uma tendência entre as publicações atuais.
Com projeto gráfico assinado por Daniel Torrieri, jornalista e coordenador gráfico do extinto Jornal A Cidade, a publicação circulará todas às quintas-feiras. “Nosso intuito é entregar um produto de alta qualidade, com reportagens feitas com muito critério e profunda apuração. Nosso objetivo é entregar para os leitores um jornal que vá além da notícia, e que proporcione uma prazerosa leitura”, explica.
Com exceção da edição de estreia, que contou com 24 páginas, as demais edições terão suas matérias e reportagens distribuídas em exemplares com variação de 16 a 24 páginas. As principais editorias serão Economia, Agronegócio, Política, Esportes, Saúde, Ciência, Educação, Cotidiano, Vida Digital, Planeta (sustentabilidade), Cultura & Sociedade, Veículos e Turismo. Em todas as edições, há uma entrevista especial, além de artigos preparados por articulistas convidados.
Assim como Torrieri, toda a redação é composta por jornalistas que fizeram parte do A Cidade: Ferraz Junior é o responsável pelas pautas de Economia, Agronegócio, Saúde, Ciência e Educação, além de atuar como editor chefe. Encabeçando as editorias de Política e Cotidiano está o jornalista e advogado Eduardo Schiavoni.
Os conteúdos relacionados à Cultura, Tecnologia, Turismo e Variedades são produzidos por Beatriz Camargo. A edição de fotografia está sob o comando de Daniel Basso. Já a cobertura social leva a assinatura de Amir Calil.
Originalmente criado para distribuição no formato impresso, o Jornal Ribeirão será distribuído gratuitamente em bancas de jornais, lojas de conveniência, cafeterias, padarias, restaurantes, entre outros pontos. Para os leitores digitais, o conteúdo poderá ser acessado através do www.jornalribeirao.com.br e em versão PDF que será compartilhada nas redes